Notícias

Coopermil Moderniza Estrutura de Armazenamento de Grãos

Buscando constantemente implementar inovações para atender o quadro de associados e clientes, além de fortalecer sua referência na qualidade dos grãos armazenados, a Coopermil evoluiu em seu planejamento estratégico de implementar ações de modernização focadas no crescimento sustentável. Como parte desta visão, a cooperativa instalou um total de 11 alimentadores automatizados de cavaco para secadores em sete de suas unidades com estrutura de recebimento, secagem e armazenagem de grãos.

Com o sistema automatizado de fornecimento de cavaco para as fornalhas dos secadores de grãos, os alimentadores não apenas otimizam o consumo de energia e combustível, mas também garantem maior uniformidade na operação de secagem dos grãos, preservando a qualidade e agregando valor ao produto final.

As estruturas foram instaladas em Dr. Mauricio Cardoso (2 dois alimentadores), Tucunduva (2 dois alimentadores), Tuparendi (2 alimentadores), Santa Rosa (2 alimentadores), Esquina Candeia - Santa Rosa, Mato Grande - Giruá e Guarani das Missões.

Segundo o Coordenador de Recebimento e Armazenagem de Grãos, Jean Drei Formentin, "Essa iniciativa faz parte de um amplo projeto voltado para a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência no processo de secagem. Além disso, essa solução reforça o compromisso da Coopermil com a sustentabilidade, ao utilizar cavacos de madeira de eucalipto de reflorestamento, um recurso renovável e de baixo impacto ambiental, como fonte de energia".

Ao integrar essa tecnologia nas suas operações na área de armazenagem de grãos, a Coopermil promove avanços significativos em diversas frentes tais como redução de custos - A automação no fornecimento de combustível elimina desperdícios e diminui a necessidade de intervenções manuais, aumentando a eficiência do processo; Sustentabilidade - o uso de cavacos aliado à uniformização da queima reduz significativamente a emissão de HPAs (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos), que são liberados em processos de combustão irregular, quando o calor adequado não é atingido; além de qualidade e produtividade - a alimentação uniforme dos secadores assegura um processo de secagem homogêneo dos grãos, garantindo padrões de excelência e maior competitividade no mercado, além de garantir uma melhor conservação dos grãos dos associados e clientes entregues à Coopermil.

2025 - Ano Internacional das Cooperativas

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, uma oportunidade para que o mundo inteiro conheça mais sobre o cooperativismo e como esse modelo de negócio transforma a vida das pessoas e comunidades com empreendimentos coletivos que produzem de forma justa e sustentável.

Segundo a ONU, os principais motivos que fizeram a entidade querer homenagear as cooperativas levou em conta que o sistema sempre busca colocar as pessoas em primeiro lugar; crescem em momentos de crise e auxiliam as economias locais a se recuperarem, possuem papel fundamental na manutenção e geração de postos de trabalho e renda de cooperados, promovem a inclusão de pequenos produtores rurais e apoiam o desenvolvimento de mulheres e jovens entre outras ações importantes.

Essa é a segunda vez que a ONU declara um Ano Internacional das Cooperativas. Na primeira, em 2012, o mundo acabava de deixar para trás os impactos da crise financeira global de 2008 e a entidade reconheceu o papel das cooperativas para a retomada econômica e a resiliência das pessoas e comunidades ligadas ao cooperativismo.

Com o slogan "As cooperativas fazem um mundo melhor", a ONU destacou o fato de as cooperativas terem criado 100 milhões de vagas de emprego em todo o mundo após a crise e promoveu o fortalecimento do modelo de negócio em vários setores.

Com a declaração de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, a ONU pretende incentivar e apoiar seus 193 países-membros a fortalecer suas cooperativas e estimular a criação de novas. A entidade vai promover ações de cooperação técnica e transferência de conhecimento entre cooperativas do mundo e quer garantir a participação de representantes cooperativistas em fóruns de decisões locais, regionais e globais.

Será uma oportunidade para refletir sobre o que foi alcançado e o que falta fazer para fortalecer o movimento cooperativo e melhorar a vida das pessoas. Com as ações a serem implementadas em todo mundo se espera:

  • Sensibilizar as pessoas para a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável.
  • Promover o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas através de iniciativas de formação, troca de conhecimentos e alianças colaborativas.
  • Promover ambientes favoráveis e quadros políticos e jurídicos apropriados para fortalecer os ecossistemas empresariais das cooperativas.
  • Inspirar os jovens a participar no movimento e promover o poder das cooperativas para criar um mundo melhor.

Além de ser um modelo de negócio sustentável e lucrativo, o cooperativismo é uma filosofia de vida baseada na colaboração e no crescimento mútuo e no compromisso das cooperativas em estar ao lado das comunidades, oferecendo soluções sustentáveis e acessíveis, em qualquer lugar e época do ano.

O cooperativismo brasileiro já está trabalhando para aproveitar todas as oportunidades do Ano Internacional das Cooperativas. Com a visibilidade e o impulso da ONU, a Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, vai atuar para ampliar a participação do modelo de negócio cooperativista em todos os setores da economia em que está presente, gerando trabalho e renda para mais brasileiros.

Já o papel das cooperativas gaúchas na promoção do cooperativismo no Rio Grande do Sul envolve ações de comunicação, engajamento e eventos, com foco em destacar o impacto positivo das cooperativas e ampliar a visibilidade do modelo de negócio.

E neste sentido, cada vez mais a Coopermil tem buscando reforçar sua atuação fortalecendo ações focadas em seu slogan: acreditando e investindo nesta terra.

2025 - Ano Internacional das Cooperativas
Coopermil Coopermil Super São Luiz Lojas Agropecuárias