Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Coopermil realizou seu tradicional Dia de Campo da Cultura do Milho. A programação ocorreu junto a Área de Validação de Pesquisas da Cooperativa, em Santa Rosa e contou com a presença de associados e produtores da área de atuação da Coopermil.
Nessa edição do Dia de Campo, com o objetivo de orientar os produtores quanto aos cuidados com a segurança na utilização de agrotóxicos, os associados receberam orientações sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI ’s, com informações pertinentes a importância da proteção do aplicador no processo de pulverização, destacando o cuidado com a saúde e bem estar.
Na sequência, produtores realizaram as visitas guiadas junto as estações demonstrativas e que abordaram, entre outros assuntos, recomendações sobre época de plantio, quando o produtor pode observar as mesmas variedades de milho plantadas em diferentes datas e conferir de perto como a produtividade foi impactada devido ao ataque de cigarrinha, principalmente nos plantios realizados mais cedo.
Outra estação que chamou a atenção dos produtores tratou sobre investimento na cultura do milho e o manejo correto deste, mostrando que o mesmo hibrido, plantado com baixo ou alto investimento, tem reflexos diferentes não somente na produtividade, mas principalmente na saúde da planta. Uma planta mais saudável tolera mais as doenças e o enfezamento e por consequência tem melhores produtividades. Na oportunidade também foi discutido com os produtores o manejo de doenças, como a bacteriose, entre outras.
Segundo o Supervisor Técnico da Coopermil, João Gabriel Dias, a realização deste Dia de Campo da Cultura do Milho foi de grande importância, pois os produtores puderam avaliar as diferenças entre híbridos, observando quais apresentaram mais resistência a doenças e ao enfezamento e estavam mais sadios. "O ano de 2023 foi desafiador para a cultura do milho, principalmente na questão da nova doença, a bacteriose, e pela alta incidência de cigarrinha que transmite o enfezamento. Portanto, ao participarem do Dia de Campo os produtores da Coopermil tiveram contato com parâmetros e informações atualizadas e validadas na área de pesquisas da cooperativa para realizarem as melhores escolhas para o próximo plantio", destacou João.