No mês de setembro, o grupo integrado por 40 mulheres participantes do Programa Conexão Mulheres no Agro Coopermil, uma parceria entre a Cooperativa e a empresa Bayer, visitou a Cooperativa Central Gaúcha Ltda., na cidade de Cruz Alta. Acompanhadas pelo Presidente da Coopermil, Ernani Thober e pela Coordenadora do Programa de Educação Social, Patrícia Spielmann, as produtoras conheceram de perto as atividades da Central.
A visitação iniciou com a apresentação do Presidente da CCGL, Caio Vianna, que destacou a importância da Coopermil para o ecossistema da CCGL, que hoje representa 25% do leite industrializado na planta, além de apresentar as unidades da Central. O setor de Difusão de Tecnologias foi apresentado pelo Coordenador Alberto Petiz, que destacou o trabalho realizado para levar informação e conhecimento aos produtores, enquanto o pesquisador Tiago Hörbe comentou sobre as atividades da Rede Técnica Cooperativa (RTC) e a Coordenadora de Difusão da Smartcoop, Fernanda Damiani Toledo, falou sobre a plataforma e suas funcionalidades.
Na sequência o grupo teve a oportunidade de conhecer a fábrica de lácteos. Durante a visitação, as produtoras viram de perto o processamento do leite que produzem e a transformação em produtos como leite condensado, leite em pó e creme de leite. Para a participante do projeto, Elisiane Maria Roenco, a visita proporcionou uma nova perspectiva sobre o trabalho que realiza no campo. "No dia a dia, enquanto estou na lida, desenvolvendo minhas atividades, não faço ideia de todos os processos pelos quais passa o leite que é produzido. Com a visita à fábrica, pude entender melhor, foi um dia de muito conhecimento", afirmou.
De acordo com a Coordenadora de Educação Social da Coopermil, Patrícia Spielmann, a visita ressaltou o papel da cooperativa na vida das produtoras e também valorizou ainda mais a contribuição das mulheres na propriedade: "Uma experiência maravilhosa, onde as mulheres puderem conhecer todo o processo, vivenciar um dia diferente e levar pra casa novos conhecimentos."
Além da visitação à fábrica, as produtoras conheceram também o Tambo Experimental onde são desenvolvidas e testadas tecnologias que são repassadas aos associados produtores de leite da Coopermil através do trabalho da equipe técnica, bem como os laboratórios de Solos e Sementes.